domingo, 23 de dezembro de 2012

CANDLEMASS

Candlemass é uma banda sueca de doom metal formada na década de 1980 por Leif Edling (baixo), seu líder e autor das músicas. A banda é originária de Estocolmo.
Depois que Leif Edling dissolveu a banda Nemesis, ele começou sua própria banda com o nome de Candlemass (Candelabro). O primeiro álbum foi Epicus Doomicus Metallicus, produzido em 1986 e agora considerado a obra-prima no cenário do Doom metal. Os integrantes da banda na época de Epicus Doomicus Metallicus eram:
  • Leif Edling: baixo
  • Matz Ekström: bateria
  • Mats Mappe Björkman: guitarra
  • Johann Langquist: vocal
  • Klas Bergwall: guitarra
A produção seguinte foi Nightfall (1987), considerado por alguns como um dos melhores álbuns até hoje de Doom metal. A formação da banda agora tinha mudado: os novos membros eram Messiah Marcolin (vocal), Lars Johansson (guitarra) e Jan Lindh (bateria). Esta formação é considerada a mais importante e a mais bem sucedida da história da banda. Os dois álbuns seguintes foram Ancient Dreams (1988) e Tales of Creation (1989). Em 1990, um álbum ao vivo foi produzido. Logo após, uma disputa entre os integrantes do grupo resultou na decisão de Messiah Marcolin de deixar a banda.
Após a saída de Marcolin, Candlemass chamou o vocalista Tomas Vikström e gravou Chapter VI (1992). Candlemass então se desfez, em parte porque o álbum não conseguiu o sucesso esperado e em parte porque Leif Edling tinha formado um outro projeto com o nome de Abstrakt Algebra. Como o Abstrakt Algebra não deu certo, Leif recrutou novos integrantes para o Candlemass e gravou o álbum Dactylis Glomerata, que era uma combinação de canções para um novo CD do Abstakt Algebra e algum material novo. Alguns anos mais tarde inspirado no Black Sabbath - o álbum From the 13th Sun foi produzido.
Em 2002, os integrantes do clássico Candlemass decidiram voltar a se reunir. Eles fizeram apresentações ao vivo que foram elogiadas pelo público e produziram outro álbum ao vivo. Outros álbuns produzidos com o retorno da banda foram versões remasterizadas de Epicus… e Nightfall, Ancient Dreams and Tales of Creation. Um DVD intitulado Documents of Doom também foi lançado. A banda estava trabalhando em um novo álbum, com algumas novas canções já gravadas e a procura de uma gravadora, quando mais uma vez divergências entre seus integrantes aconteceram, resultando novamente na dissolução do Candlemass. Enquanto isso, Leif Edling iniciou um novo projeto, Krux, com o antigo vocalista do Abstrakt Algebra, Mats Leven e mais dois integrantes do Entombed.
Em novembro de 2004, a banda anunciou que iria voltar pela segunda vez a se reunir. Eles haviam gravado um novo álbum, chamado simplesmente Candlemass, com a clássica formação. Ele foi lançado em maio de 2005. Este CD esteve entre os vinte mais tocados de 2005. Eles receberam o Grammy sueco em 2005.
Em 2006 o grupo anunciou que um novo álbum está para ser produzido e que a gravação estará pronta até o meio do ano, com a data de lançamento para 2007. Após muita incerteza quanto a participação de Messiah nesse novo projeto, foi anunciado em setembro de 2006 que ele seria o vocalista deste novo álbum. Mas não foi. O álbum de 2007 intitulado King Of The Grey Islands, foi gravado em maio do ano passado, Messiah saiu em abril e ainda em outubro eles esperavam que ele terminaria o mesmo, mas não foi possível. Eles ouviram mais de oitenta vocalistas, foi uma grande procura, segundo Leif Edling foram trinta da Suêcia e em torno de cinqüenta da Europa e Estados Unidos, procuram durante três meses antes de entrarem em contato com Robert Lowe.
Eles já conheciam o trabalho de Robert e disseram que sempre gostaram da voz dele desde os primeiros álbuns em sua banda "Solitude Aeturnus", banda que ele integra mesmo como vocalista do Candlemass; 'Gostamos do fato de ele ter uma voz clássica de Heavy Metal, mas também colocar muita emoção em seu estilo de cantar", disse Lief.
Em 2011 a banda anuncia que encerrará a carreira, e em 2012 trouxe seu último álbum, Psalms For the Dead. O vocalista Robert Lowe foi despedido "em virtude da qualidade das performances ao vivo" e para seu lugar foi chamado Mats Levén para atuar na turnê de despedida.


Marcio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário