terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CIRITH UNGOL

O Cirith Ungol é uma banda norte-americana de heavy metal tradicional que pouco se destacou no cenário mundial, exceto por um breve período na década de oitenta com o lançamento de sua obra mais notória, One Foot In Hell. Além de seu nome referir-se à obra de Tolkien, a banda compôs a faixa “Cirith Ungol” em seu segundo álbum.
Biografia:
A banda Cirith Ungol é oriunda de Los Angeles e foi formada em 1981. A formação original da banda consistia do vocalista Tim Baker, o guitarrista Jerry Fogle, o baixista Michael Flint e o baterista Robert Garvin, e o primeiro lançamento da banda foi através da gravadora Enigma Records, com o álbum Frost And Fire.
A banda só volta a lançar um álbum em 1984, três anos depois de seu primeiro trabalho, apresentando o King Of The Dead, onde faz sua primeira (além do nome da banda) referência a Tolkien, na letra da faixa “Cirith Ungol”, que cita a torre homônima descrita na obra de Tolkien, O Senhor dos Anéis.
Em 1986 a banda lança o seu álbum mais conhecido, One Foot In Hell, momento em que o guitarrista Fogle e o baixista Flint deixam o grupo. O Cirith Ungol passa 5 anos sem atividades, recrutando então o Jim Barraza e Vernom Green para as posições de guitarrista e baixista, respectivamente. Com esta formação, a banda lança o seu quarto álbum, Paradise Lost. Neste álbum há uma outra letra com possível referência a Tolkien, sob o título de “The Troll”.
Eventualmente Barraza também deixa a banda, fazendo com que o Cirith Ungol encerre suas atividades em Maio de 1992.
Em 2001 a Metal Blade Records lança na Europa o álbum Servants Of Chaos, uma compilação em dois cds, de faixas ao vivo e outras nunca lançadas.
O som exercido pelo Cirith Ungol é um heavy metal tradicional influenciado pela NWOBHM e suas letras discorrem sobre temas fantásticos, guerras e feitos heróicos. Um aspecto interessante sobre a banda é que todo o trabalho gráfico de suas 4 capas de álbum foi realizado por Michael Whelan, artista conhecido por suas ilustrações nos livros de Arthur C. Clarke. Marcio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário